sexta-feira, 20 de julho de 2018

Praga - Percursos

Na minha viagem por Praga este livro foi o meu guia. Descobri uma cidade feita de pormenores, ruas sem ninguém, praças cheias de vida, monumentos e edifícios que nos prendem o olhar e nos enchem com histórias. Conheci a Praga dos turistas mas também andei pela Praga  de quem lá vive.


Neste livro da coleção Rotas e Percursos, Guillaume Sorel e Christine Coste desvendam-nos a "alma" da cidade de Praga. Os itinerários e os mapas detalhados dos percursos sugerem passeios por locais secretos e desconhecidos, fora dos circuitos turísticos. A acompanhar o texto não temos as habituais fotografias mas sim desenhos (ilustrações originais) com um certo toque de mistério e fantasia a lembrar o universo da banda desenhada. Pegar no livro e seguir os seus percursos transforma-nos em verdadeiros protagonistas da história desta cidade tal a proximidade que nos é permitida pelas palavras, pelas imagens e pelo que nos é dado a conhecer. Um guia prático que nos leva por uma visita imaginária muito para além da Praga dos guias turísticos.


“A Cidade Velha descobre-se no decorrer de caminhadas que se afastam instintivamente dos trajectos turísticos e dos seus horários. Caminhos ínvios, passagens, cafés e restaurantes dissimulados onde se marcam encontros conduzem então a uma Praga labiríntica de trama apertada, colorida, tão atraente quanto misteriosa. Constroem-se referência; tece-se um fio invisível entre a realidade e a ficção.”




Sem comentários:

Enviar um comentário