domingo, 13 de março de 2016

Madrid

Sobre Madrid lê-se na Wikipédia… Capital de Espanha, quase 7 milhões de habitantes (área metropolitana), terceira maior cidade da União Europeia, maior centro financeiro da península Ibérica e que em 2010 foi considerada uma das cidades mais verdes da Europa.

Sobre Madrid aprende-se nas suas ruas. 

Madrid é mais que um pouco de tudo. É mais que os seus museus, que as suas lojas, mais que a sua fabulosa arquitetura, que os seus restaurantes, que as suas praças. Sim, porque Madrid é tudo isso e muito mais. Experimentem deambular pelas suas ruas e sintam uma cidade cheia de vida, de movimento, olhem em redor, observem as pessoas, admirem os edifícios e entrem no espírito da “movida madrilena”.

E como as memórias são feitas de instantes aqui ficam alguns do passeio que demos por Madrid.

“Km 0", em Lisboa o KM 0 situa-se na Praça Marquês de Pombal e em Madrid na Puerta del Sol – Portas do Sol.  No chão, num dos passeios da praça, o marco a partir do qual se calculam as distâncias em Espanha. 


No mesmo local onde, em 1931, se proclamou a segunda República, Puertas del Sol, os madrilenos juntam-se, todos os 31 de dezembro, para comemorar a passagem para um novo ano. Cabe ao relógio da Casa dos Correios marcar as doze badaladas . 



Nesta praça encontramos o símbolo da cidade de Madrid. A estátua de “El Oso y el Madroño” – O urso e o medronheiro. Que afinal acaba uma ursa representando a terra mãe e a fertilidade e o medronheiro que no princípio era uma carvalho que simbolizava a força. Curiosidades!


A pouca distância das Portas do Sol.

Plaza Mayor – Praça Maior um dos ex-libris da cidade, tanto pelo conjunto arquitetónico que a rodeia, como pelo ambiente, bem diferente, no entanto, daquele que se vivia quando aqui se realizavam touradas ou os autos-de-fé. Fica bem no centro da cidade. 




Vale a pena explorar o que está para lá das nove entradas da praça.




Passando as arcadas em direção à Praça de São Miguel deparamo-nos com um lindíssimo edifício em ferro. O Mercado de São Miguel que já foi um mercado ao ar livre e agora é um dos locais mais procurados, tanto pelos habitantes da cidade, como pelos turistas, para beber uma cerveja ou para “tapear”. Está sempre muito cheio e é preciso um pouco de paciência mas gostei do ambiente.



Das Portas do Sol mas indo em sentido contrário encontramos a Calle des Huertas, no Bairro das Letras, ou Bairro das Musas, ou dos Comediantes. Uma rua pedestre com muitos bares e restaurantes tradicionais. Uma.zona muito frequentada pelos habitantes de Madrid o que a torna deveras interessante e "local".


O exterior e o jardim interior da estação de comboios Atocha.


Visita gratuita ao Museu Reina Sofia. Cara a cara com a grande obra de Picasso "Guernica" (sem foto porque é proibido). O Museu tem entrada gratuita em determinados dias e horas e contrariamente ao Museu del Prado não se apanham filas.




Uma imagem a que os madrilenos já se habituaram. As intermináveis filas dos que querem aproveitar a entrada gratuita no Museu Del Prado. De segunda a sábado das 18H00 às 20H00 e domingos e feriados das 17H00 às 19H00.



Plaza de Cibeles com a sua fantástica fonte que representa a deusa Cibeles numa carruagem puxada por leões. O Marquês de Pombal de Madrid no que diz respeito às manifestações desportivas. A Plaza de Cibeles é o local escolhido para as celebrações das vitórias do Real Madrid e das seleções nacionais de futebol e basquetebol.


Fotografia de uma foto exposta no Museu do Real Madrid (Santiago Bernabéu).

Puerta de Alcalá – Porta de Alcalá. Uma das cinco portas de entrada da cidade foi convertida em praça no século XIX. É uma das praças mais fotografadas de Madrid.



Parque de El Retiro ou “Parque del Buen Retiro” Um belíssimo e enorme parque mesmo no meio da cidade e que os madrilenos bem aproveitam.



Com tempo ou não, vale a pena andar pelo parque. Não perder o Palácio de Cristal, uma imponente e bem bonita estrutura em vidro construída em 1887 para servir de estufa para plantas exóticas. Atualmente é utilizado para exposições temporárias.




Catedral de Almudena a primeira Catedral a ser consagrada fora de Roma. É o edifício religioso mais importante de Madrid e o interior é imponente.



Em frente à Catedral, o Palácio Real de Madrid ou Palácio de Oriente é a residência oficial da família Real, embora os Reis não vivam aqui mas sim no Palácio da Zarzuela. O Palácio é, atualmente, usado exclusivamente para receções e atos oficiais. Algumas das salas oficiais a farmácia real e a sala de armas estão abertas ao público.




Plaza de España, uma das maiores praças do país tem 36.900 metros quadrados. Rodeada por um rico conjunto de edifícios está estrategicamente situada junto da Gran Via uma das grandes avenidas de Madrid, a broadway madrilena.






Olhares sobre a cidade

  







6 comentários:

  1. Gostei muito, e sempre falo que Espanha é um país lindo!

    ResponderEliminar
  2. Verdade, também gosto muito dos meus passeios por Espanha.

    ResponderEliminar
  3. Bom post, para um guia rápido da cidade de Madrid!
    Não concordo com algumas coisas, mas são opiniões ;) Acho a Catedral da Almudena bem "fraquinha"... A Basílica de San Francisco el Grande é bastante mais bonita e tem a terceira maior cúpula do universo católico! Vale a pena a visita!
    Se quiseres saber mais curiosidades sobre a cidade, deixo-te o link do meu cityblog sobre Madrid!
    http://desbravandomadrid.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana pelo teu comentário :-) A Basilica de San Francisco e outros locais ficarão para uma próxima o que é sempre um bom pretexto para voltar e claro,vou passear pelo teu blog... já guardei o endereço!!

      Eliminar
  4. Olá. Gostamos muito da publicação.
    Madrid muito provavelmente vai ser a próxima cidade a visitar por nós.
    Já temos muita informação a retirar daqui. Obrigado pelas dicas.

    ✈ Visita o nosso blog de viagens!

    Wanderlust is Calling Blog


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Fico feliz por usufruirem desta minha partilha. Se quiserem mais dicas enviem mensagem. Já andei pelo vosso cantinho e já aderi ao site, assim sei das novidades. Gostei das vossas fotos...

      Eliminar