sábado, 28 de novembro de 2015

O Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

Thanksgiving Day

Seguindo a tradição e à semelhança de outros anos, as famílias Sinagra e Principato, de Boston, Massachusetts, juntaram-se para celebrar o seu Thanksgiving Day - Dia de Ação de Graças - e desta vez partilharam com o SetePraias alguns dos preparativos da festa cedendo-nos algumas das fotos.


----------------------------------------------------

O costume de celebrar o dia de Ação de Graças - vem de há muito quando, em 1620, os primeiros colonos ingleses desembarcaram no Mayflower, na região que ficou conhecida por Nova Inglaterra, hoje o Estado de Massachusetts.


Os primeiros tempos foram difíceis e quase metade da colónia morreu por falta de comida e muitos mais teriam perecido, não fossem os nativos americanos, que povoavam aquela terra, que ajudaram e ensinaram os colonos a cultivar milho, a dominar a técnica da caça e a forma de cozinhar o milho, abóboras e frutos silvestres.



No ano seguinte as colheitas foram abundantes e em forma de agradecimento a Deus os colonos decidiram festejar essa benesse. Foi organizada uma grande festa onde conviveram nativos e colonos e onde a comida não faltou. Tudo o que se consumia na altura esteve em cima da mesa. Patos, perus, peixe, milho, vegetais, frutos secos e silvestres fizeram parte do cardápio. E assim passou a ser. Todos os anos, no outono, depois das colheitas, passou a haver um dia de festa, à semelhança da primeira, para agradecer as graças recebidas.



O dia que, mais tarde, foi instituído para essas festividades foi a quarta 5ª feira do mês de novembro. Dia esse, que a partir de 1941, o Congresso americano decretou feriado nacional.

Thanksgiving Day - Dia Nacional de Ação de Graças - passou a ser um dos feriados mais importantes do país. Um dia especialmente dedicado à família e aos amigos e a ocasião para se agradecer tudo o que de bom aconteceu durante o ano. Nesta altura muitos americanos viajam, por vezes, centenas de quilómetros para passar este dia com a família.



A tradição ainda é o que era e, apesar das inevitáveis inovações, da ementa é obrigatório fazerem parte os mesmos alimentos de outrora. A mesa é farta e o peru é agora o prato principal, tudo muito bem acompanhado por vinho ou pela tradicional sidra americana, a bebida dos fundadores dos Estados Unidos, feita à base de maçã.


A fritar o peru!

Milhões de perus são consumidos nesta altura nos Estados Unidos. Mas pelo menos, salvam-se dois, escolhidos a dedo e levados à Casa Branca, onde numa cerimónia semi-oficial, chamada de “O Perdão do Peru” o Presidente dos Estados Unidos lhes concede o perdão e a graça de, bem vivos, passarem o resto dos seus dias numa quinta. Este ano, Abe e Honest foram os felizardos…



Neste dia acontece em Nova Iorque um dos desfiles mais famosos dos Estados Unidos. A parada de Ação de Graças dos armazéns Macy’s. Um desfile gigantesco com bonecos animados, balões gigantes, e muitos figurantes. 



Além do desfile e para quem não está em Nova Iorque ou, quer ficar sentado no sofá em frente à televisão, acontece o tradicional jogo de futebol (americano). Os vencedores do dia de Ação de Graças da NFL 2015 foram as equipas dos Detroit Lions, Panthers e Bears.

O dia de Ação de Graças marca o início da época natalícia. Armam-se as árvores de natal e começa-se a pensar nos presentes a comprar. Para os mais corajosos em enfrentar uma multidão desenfreada, o dia seguinte, 6ª feira, conhecida por Black Friday, pode ser uma oportunidade de ótimas compras, grandes descontos e algumas dores de cabeça.





8 comentários:

  1. This is WONDERFUL!! Thank you Ana Paula! A very Special HAPPY THANKSGIVING, with LOVE, to all my Relatives in Portugal! XOXO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I'm glad you liked it. Thanks again for let me use your photos. XOXO

      Eliminar
  2. Gostei muito deste cantinho. Sete Praias. Acredito que me irei deliciar com todas as partilhas. Viajar é algo que adoro, mas infelizmente as oportunidades não têm sido tantas quantas as que desejava. Por isso, sempre que pensar em viajar, com certeza virei até aqui.
    Já me subscrevi. Também tenho um cantinho no blogspot. Passe por lá, e se gostar, registe-se e venha visitar o meu mundinho mais vezes ;)
    Blogdamamalu.blogspot.com
    Beijinho, Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada mamã Lu por passear por estas praias e pelo seu comentário. Espero que goste tanto como eu ao partilhar estas andanças. Já estive a passear no sue blog. parabéns, gostei! Já subscrevi... Até breve!

      Eliminar
  3. Umas das melhores formas de conhecer parte do mundo é viajar no Sete Praias

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por viajares comigo Cláudia neste bocadinho de mundo.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ter uma irmã, e família, a viverem nos EUA, nunca lhes tinha perguntado qual a origem desta tradição e todos esses pequenos pormenores relacionados. Este ano, por acaso, tinha-lhe perguntado pela ementa, pois deu-se a coincidência de uma sobrinha que vive em Paris ir lá passar o Thanksgiving com a madrinha ( minha irmã).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado conhecer as origens de festas e outras tradições que atualmente celebramos e ver como evoluíram e se transformaram...

      Eliminar