domingo, 9 de agosto de 2015

Cambridge a cidade dos reformistas e dos visionários


Um dia para visitar Cambridge o Ducado de William e Kate Middleton.

Como todas as cidades situadas às margens de um rio, Cambridge foi um porto fluvial relativamente importante e o comércio de lãs, tecidos e produtos agrícolas trouxe-lhe riqueza e influência suficiente para se tornar no século XIII um centro universitário, essencialmente, constituído por académicos oriundos de Oxford que fugiam das perseguições da igreja tradicionalista.



São 800 anos de história, cultura e tradição que tornaram este centro universitário num dos mais respeitados e conceituados do mundo. Uma das universidades mais antigas do mundo, formou grandes homens da ciência, entre eles, muitos prémios Nobel.

São 31 as faculdades (colleges) que formam a Universidade de Cambridge. Instituições independentes gerem a sua riqueza, têm o seu próprio orçamento e instalações próprias e algumas funcionam como autênticos estados dentro do "campus".

Trinity College o mais aristocrático dos colégios foi fundado por Henrique VIII. Aqui estudaram membros da família real inglesa e muitos nomes ilustres como Francis Bacon, mas um dos seus alunos mais notáveis foi, sem dúvidaIsaac Newton



Esta faculdade é uma das mais elitistas e continua a ser a que tem nos seus quadros menos alunos originários de escolas públicas. É o centro universitário mais rico de Cambridge. Diz a lenda que, depois da coroa, é a mais rica proprietária de terras do Reino Unido e que se pode ir de Cambridge a Oxford atravessando apenas as suas propriedades.




King’s College é um dos edifícios mais bonitos e mais imponentes de Cambridge. Importante pólo de pesquisa tem um hospital escola e é o maior centro de formação médica da Europa. 



A sua capela começou a ser construída em 1446 na era dos Tudors e a sua biblioteca que data da mesma altura possui manuscritos raros e para cima de umas 130.000 obras.


De King’sCollege saíram vários prémios nobel, entre eles, Peter Higgs (busão de Higgs) Nobel de Física. Outros:

Fonte: Wikipédia

Na rua do King’sCollege, um pouco mais à frente encontramos numa esquina o gafanhoto mais famoso do Reino Unido, o Chronophage, ou aquele que come o tempo. Num movimento perpétuo em cima do relógio Corpus Christi.



Um passeio de punting (gôndolas de Cambridge) pelo rio Cam dá a conhecer uma outra perspetiva da cidade. Do rio podem avistar-se os interiores e os jardins da maior parte das faculdades. Algumas delas só assim podem ser avistadas pois estão interditas aos turistas.



Cambridge é uma cidade muito agradável com um ambiente universitário muito intenso. 


O meio de transporte mais utilizado.


Cambridge soube aproveitar tudo o que lhe foi dado criando condições para que a tradição académica possa coexistir pacífica e proveitosamente com os seus habitantes e com os muitos turistas que diariamente a visitam. O progresso não alterou a história e na parte mais antiga da cidade, lojas, bares e restaurantes aproveitaram os velhos edifícios e deram-lhes um novo propósito.






Market Square, onde se realiza o mercado de rua. De tudo um pouco encontramos aqui, desde artigos para a casa, roupas, doces, queijos e as clássicas “steakpies” inglesas (tartes de carne). Uma boa alternativa para uma refeição rápida e económica.




E isto é apenas uma pequena amostra. É de facto um passeio muito agradável e se tiver oportunidade visite Cambridge durante a época escolar num dia de semana e sinta o ambiente estudantil no seu auge. 


De Londres é rápido e relativamente fácil lá chegar.

De comboioAs passagens em horário peak off (viajar entre as 09H30 e as 16H00 ou depois das 19H00) são consideravelmente mais baratas. Da Estação de King's Cross saem comboios para Cambridge Station de meia em meia hora e o percurso demora cerca de 50 minutos. Da estação de Liverpool Street os horários dos comboios são mais espaçados e a viagem é mais demorada.

De Autocarro - o preço dos bilhetes é mais barato que o comboio mas a viagem pode demorar cerca de 3 horas dependendo do trânsito.Victoria Station (centro de Londres)

Uma outra alternativa será optar ir num tour organizado com guia turístico e aqui a oferta é muita. 

Mas vá de comboio e aproveite para conhecer a Estação de King's Cross. Beba um café antes da viagem e aproveite para tirar uma foto na plataforma 9 and 3/4 entrada para o universo do Harry Potter.










6 comentários:

  1. A cidade dever ser muito bonita fiquei curiosa. A próxima vez que for a Londres vou guardar um dia para lá ir. As fotos estão lindas, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Catarina. A cidade é deveras muito bonita e eu recomendo mesmo uma visita.

    ResponderEliminar
  3. Célia Matos

    Excelente descrição da cidade e belas fotos. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Célia. Quando os lugares são bonitos é fácil tirar boas fotos..

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana,
    Fui também em Cambridge e achei maravilhosa!
    Suas fotos estão lindas 👏👏👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Donna Gatta. Obrigada! Gosto muito de cidades universitárias e Cambridge superou as expetativas. Abraço.

      Eliminar