quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pelas ruas de Barcelona

À beira do Mediterrâneo a cidade capital da Catalunha, Barcelona, dá a quem a visita um pouco de tudo, cultura, arquitetura, gastronomia, animação, espetáculos e muito mais a quem souber procurar. Desde o Templo Expiativo da Sagrada Família, aos museus de Miró e Picasso, à "movida" das Ramblas, às compras no Passeio de Gracia, às visitas obrigatórias do Palácio da Música Catalã, à presença irreal das Casas Batló e Milá (La Pedrera) até ao El Gotic (Bairro Gótico) onde a cidade começou e onde se reinventa.


A tradição ainda é o que era e o "Ramblejar" - andar para cima e para baixo nas ramblas ainda é obrigatório e visita a Barcelona que se preze inclui fazer este passeio mais que uma vez. O percurso, que liga a Praça Cataluña a Port Vell está tão recheado de pormenores e há tantos detalhes a descobrir que cada vez que se sobe ou desce Las Ramblas é sempre um momento único.


Rambla dels Caputxins onde se pode ver o famoso Mosaic de Juan Miró

 Rambla de Sant Josep ou Rambla de les Flors devido às bancas de flores que enchem de cor esta parte do passeio. 

Nesta zona das Ramblas encontramos o mercado mais famoso e mais visitado da cidade, Mercat de la Boqueria. A organização e decoração das suas bancas são um autêntico festim para os nossos olhos (e não só)!




A Rambla de Santa Mónica é o canto dos artistas de rua, dos retratistas e pintores. Quem gosta de arte avant-garde pode visitar o Centro d´Arte Santa Mónica num antigo convento.

Cólon o fiel guardador das Ramblas


Voltamos a subir e a meio das ramblas enveredámos pelo Barri Gòtic.(bairro gótico). Nas suas ruas estreitas encontramos ruínas romanas, onde aliás funciona o Museu de História de Barcelona, temos um Catedral gótica do Séc. XV e edifícios que nos mostram a evolução da cidade ao longo dos tempos.



Catedral de Barcelona. cuja construção data do século XV mas a sua história remonta aos tempos em que era uma basílica paleo-cristã.


A leste do Bairri Gotic fica o Bairri de La Ribera o bairro medieval da cidade conhecido pelos barceloneses como El Bom, devido a uma feira local que se realiza desde o século XIX, agora um dos sítios mais em voga e na moda com lojas de griffe, bares e restaurantes. 

Nesta zona situam-se 3 locais imperdíveis.


Palau de la Musica Catalana perfeito exemplo da arquitetura modernista é um dos mais belos edifícios da cidade e considerado Património Mundial da Humanidade. Conta-se que no tempo do General Franco, numa das suas visitas para assistir a um concerto, a assistência se levantou a cantar o hino catalão, que nessa altura tinha sido proibido, como forma de mostrar a sua identidade e independência. Toda a gente da plateia foi, então, presa por tal manifestação contra o regime.


La Basílica de Santa Maria del Mar ou Catredal do Mar foi o templo dos armadores e dos mercadores de Barcelona. É a unica igreja construida em estilo gótico catalão puro.

A construção desta igreja serviu de tema para o livro de Ildefonso Falcones que nos leva, nas suas páginas, a uma viagem bem real ao que era Barcelona na idade média. Interessante é percorrer os locais onde os personagens do livro se movem, vivenciando no presente a vida de Arnau, o homem que nasceu servo e se tornou barão.

O passeio terminou na grande avenida encimada pelo arco do triunfo catalão.

Terminar... não foi bem assim. Depois de ramblejar mais um pouco ainda houve tempo para apanhar um solinho à beira mar.



3 comentários:

  1. Gostei muito. Barcelona é linda. Continua.... Catarina R.

    ResponderEliminar
  2. Um dia que vá a Barcelona, não vou querer outro roteiro senão este : como vês, como olhas, como narras as tuas andanças e olhares. Os lugares não são os que todos - uma grande parte, hoje - vão ver, ficando-se pela superficialidade, e onde viajar para uma cidade ou outra é só um acrescentar de mais uma !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa pela tua paciência em acompanhares o Setepraias e pelas tuas palavras. Barcelona não é, de todo, uma cidade superficial e vale a pena investir. Há tanta coisa para ver........

      Eliminar